top of page

Introdução

Nos dias de hoje a tecnologia a tecnologia está em constante processo evolutivo e com esta evolução surgiram tecnologias que permitem o reconhecimento de diversos dados biométricos, sendo que a primeira a ter um grande impacto foi a impressão digital. Com o avançar do tempo e com a contínua evolução tecnológica hoje em dia já nos conseguimos deparar com dispositivos que permitem o reconhecimento da face das pessoas. Este tipo de tecnologia é vulgarmente denominado por sistemas de reconhecimento facial.
A tecnologia de reconhecimento facial está cada vez a ser mais utilizado devido às melhorias que este tem sofrido e por se estar a tornar cada vez mais viável.
Estes sistemas já têm inúmeras utilizações, desde o controlo de autorizações a acessos, como por exemplo o desbloqueio de smartphones, como no registo de assiduidades e até à utilização para cruzamento de dados biométricos para questões relacionadas com a segurança que, como vamos poder ver mais à frente, já é uma ferramenta utilizada por alguns países.
Como tal, vamos explorar esta tecnologia no que toca às suas funcionalidades, constituintes e, como o artigo está inserido na cadeira de Comunicação Áudio e Vídeo, vamos explorar os processos pelo que a imagem e/ou vídeo têm de passar para se conseguir efetuar o reconhecimento facial.
Neste artigo vamos procurar responder também a questões relacionadas com as aplicabilidades deste tipo de tecnologias, onde é que estes sistemas já estão a ser implementados em Portugal, alguns modelos de negócio utilizados, os limites legais da utilização pública deste tipo de tecnologias bem como compreender como é que este tipo de tecnologias poderá vir a ser utilizado no futuro.

intr.jpg
Introdução: Sobre
bottom of page